top of page

Representatividade: Bonecas feitas à mão são inspiradas em crianças e em suas diferenças únicas

A marca A Doll Like Me recebe doações de pessoas de todo o mundo para produzir os brinquedos

Reprodução de matéria produzida pela Hypeness



Representatividade e inclusão. Foi pensando em iniciativas tão fundamentais como essas que nasceu o projeto A Doll Like Me (Uma Boneca Como Eu, em tradução livre), que acredita que nossas diferenças únicas são o que nos tornam bonitos.


No cerne dessa organização, está a ideia de que as crianças precisam se identificar com os brinquedos com os quais brincam. Assim, cada boneca é feita sob medida para se parecer com a criança que vai recebê-la, seguindo a ideia de que cada um é único.


As bonecas são importantes nas brincadeiras e na imaginação, e ajudam as crianças a entender seu mundo. Podem auxiliar os pequenos a lidar com situações estressantes e a se sentir confiantes em quem são. Por isso, a importância de as bonecas se parecerem com eles.


A Doll Like Me, Inc. é uma organização sem fins lucrativo e recebe doações. Durante sua carreira como assistente social de oncologia pediátrica, sua fundadora, Amy Jandrisevits, usou a ludoterapia para ajudar as crianças a se ajustarem intelectual e emocionalmente a hospitalizações e procedimentos médicos.



As bonecas serviram como parte integrante, ajudando a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com sentimentos estressantes, assustadores e descontrolados, proporcionando conforto e validação.


Terapia


Muitas crianças conseguem se ver (e se relacionar) com as bonecas tradicionais usadas na terapia, mas para muitas outras crianças isso não é possível. As lojas raramente trazem nas prateleiras bonecas com cicatrizes, marcas de nascença, diferenças nos membros, coloração da pele, equipamentos médicos ou qualquer outra característica única que represente inclusão para crianças.




Amy resolveu o problema com as próprias mãos – literalmente. Ela faz manualmente cada boneca única a partir do zero, trabalhada para se parecer exatamente com a criança que a receberá.







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page