Cristo Redentor terá internet e acessibilidade com apoio do ICMBio e da Petrobras
- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Projeto inclui escadas rolantes e plataforma para cadeirantes; entrega total vai até 2027
Por: Ericka Levigard (BandNews FM Rio)

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade vai fazer uma parceria com o Ministério das Telecomunicações para trazer internet às escadarias do Cristo Redentor. A revelação foi feita pelo presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, em agenda relacionada à acessibilidade no monumento, nesta segunda-feira (9).
Ainda não está definida a data em que o projeto vai ser implementado, mas, de acordo com a assessoria do Instituto Chico Mendes, a parceria com o Ministério já está em desenvolvimento.
Nesta segunda-feira (9), a Petrobras e o ICMBio assinaram um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental para trazer mais acessibilidade ao Cristo Redentor, localizado no Alto Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio.
O projeto planeja revitalizar as quatro escadas rolantes do monumento. Também vai ser implementada uma plataforma inclinada rolante para que pessoas com cadeiras de rodas possam subir. A compra dos novos equipamentos e a contratação da empresa que vai realizar a obra fica a cargo da Petrobras.
O presidente do ICMBio afirma que o Cristo recebe em torno de 4,5 milhões de pessoas por ano e o objetivo é permitir que pessoas com deficiência e problemas de mobilidade consigam chegar ao Cristo Redentor com maior facilidade.
A Petrobras vai investir R$ 15 milhões no projeto, cuja previsão de entrega final é em 2026. O gerente executivo de Saúde Meio-Ambiente e Segurança, Flaubert Matos Machado, explica que o projeto surgiu a partir de uma compensação ambiental definida pelo Ibama.
No fim do ano passado, foi divulgado um plano de melhorias no valor de R$ 75 milhões para o Corcovado e outras áreas do Parque Nacional da Tijuca. A primeira fase está em andamento. O projeto final tem previsão de entrega para o final de 2027.
Comments