top of page

Google Maps ganha rotas para pessoas que usam cadeira de rodas e mais recursos de acessibilidade

Por Guilherme Haas / Canaltech





O Google anunciou, nesta terça-feira (17), novos recursos de acessibilidade para os produtos Maps, Busca e Chrome que visam facilitar o dia a dia de pessoas que vivem com alguma deficiência. As novidades foram desenvolvidas junto com representantes da comunidade e atendem a algumas de suas demandas mais urgentes.


Entre as atualizações, estão um modo no aplicativo de mapas que considere rotas acessíveis para cadeiras de rodas e um atributo de identidade que classifica estabelecimentos que pertencem a pessoas com deficiência.


Mais acessibilidade no Google Maps


A nova opção de solicitar trajetos acessíveis a cadeiras de rodas chega para os aparelhos Android e iOS em todos os lugares no mundo onde há dados disponíveis. A função pode ser habilitada através das preferências da conta ou pelo botão de menu (três pontos) ao informar um destino.


Ao escolher o modo “acessível para cadeiras de rodas”, o Maps traça rotas que não têm escadas no caminho. O recurso também pode ser útil para pessoas que estejam passeando com carrinhos de bebê ou carregando malas de viagem.


Já o atributo de identidade permite que donos de estabelecimentos se identifiquem como pessoas com deficiência através da página de perfil da empresa. Dessa forma, os resultados que aparecem no Maps e também na Busca podem indicar essa informação aos clientes.


O atributo de identidade acompanha outros selos existentes nesses aplicativos que informam os pontos comerciais que são de donos negros, latinos, veteranos, asiáticos, mulheres ou da comunidade LGBTQIA+.


O Maps ganha também um modo de leitura de tela que usa a câmera do celular para reconhecer os lugares e oferecer feedback auditivo sobre os arredores para pessoas cegas ou com baixa visão. Essa novidade chega primeiro ao sistema iOS e será disponibilizada até o final do ano em aparelhos Android.


Barra de pesquisa mais acessível no Chrome


O Chrome também recebe um novo recurso de acessibilidade com uma barra de endereço que detecta erros de digitação e exibe sites sugeridos. O recurso foi pensado para ajudar pessoas com dislexia e usuários que aprendem um novo idioma a encontrar o que procuram com mais rapidez.


Essa função já está sendo lançada globalmente para a versão do navegador nos sistemas Android e iOS.


Rotinas mais personalizadas


Por fim, as Rotinas do Google Assistente ganham novas opções de personalização e permite que as pessoas usem suas próprias imagens, mudem o estilo e ajustem o tamanho de atalhos na tela inicial.


Segundo a companhia, esse modo foi inspirado no app Action Blocks com o objetivo de ajudar pessoas com diferenças e deficiências cognitivas a configurar as rotinas da forma que for mais agradável para as suas necessidades.




19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page