top of page

Professor da UEG lança o livro Codocência e Surdez

Via Comunicação Setorial|UEG


O professor Eleandro Adir Philippsen, do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás, lança o livro Codocência e Surdez: encontros e diálogos nesta quarta-feira, 22, às 13h30, no auditório do Câmpus, em Formosa. O lançamento acontece dentro da programação do III Encontro de Gestores, que teve início ontem e segue até amanhã, 23.

Segundo o autor, o livro nasceu da necessidade de apresentar aos sistemas educacionais do país uma modalidade de serviço que tem demonstrado bons resultados no âmbito da educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes surdos e não surdos. "Trata-se de um livro que reúne textos escritos por profissionais e por pesquisadores da área de educação, mais especificamente no campo da surdez", explica. Eleandro diz que o livro procura esclarecer professores, gestores e familiares sobre a importância da codocência no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos e não surdos.



A obra, com 340 páginas, é dividida em cinco partes: Prelúdio, Encontros, Interlúdio, Diálogos e Poslúdio. Para o autor, o conceito básico de codocência seguirá a ideia de que dois profissionais devem atuar juntos no âmbito educacional, planejando, ensinando-aprendendo e avaliando em uma mesma sala de aula. "Ambos são professores, mas um deles, além disso, é Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP)", salienta.


O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.


Para adquirir o livro físico, basta entrar no site da Livraria da Física.

O autor


Eleandro Adir Philippsen: Graduado em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Estadual de Goiás; Graduado em Pedagogia; Possui especialização em Psicopedagogia; É mestre em Ensino de Ciências (Química) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB; É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UnB (2018). É professor efetivo pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO). É docente efetivo e coordenador do curso de licenciatura em Química da UEG, Câmpus Nordeste, sediado em Formosa-GO. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Química e Ambiente e Experimentação no Ensino de Química. Atualmente tem pesquisado sobre educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes surdos e não surdos. Atua no Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas (Lima/UEG/CNPq), pesquisando Teorias da Criatividade e a Formação de Professores.



3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page