top of page

Repositório reúne materiais sobre diversidade e inclusão para acesso da comunidade acadêmica

Por comunicação da PROEG / UFPA Temáticas da diversidade e da inclusão na educação superior estão presentes em diferentes setores, projetos, normativas, eventos, atividades de ensino, pesquisa, extensão, ações, discussões e reflexões da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para facilitar a pesquisa e o acesso a documentos que tratam sobre esses temas, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA) organizou um repositório com diversos materiais produzidos dentro da Universidade que reiteram o compromisso com a defesa de direitos e o combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.



O objetivo do repositório é possibilitar que a comunidade acadêmica tenha acesso rápido aos materiais, disponibilizados pela Assessoria de Diversidade e Inclusão social (Adis) da UFPA, que abordam temáticas como: relações étnico-raciais, educação inclusiva, diversidade sexual, questões de gênero, cosmovisões, relações culturais, entre outros assuntos.


Os materiais tratam da valorização da diversidade, da importância de criar ambientes inclusivos e da necessidade de uma formação acadêmica antirracista e cidadã como caminho para erradicação de todas as formas de intolerância, de discriminação e de violação dos direitos humanos.


O repositório


Entre os produtos que podem ser encontrados no repositório, está o Manual de Comunicação LGBTI+, que busca diminuir preconceitos e estigmas praticados contra a população LGBTI+, ainda muito presentes em processos comunicativos.


Há também os livretos Turma do Beira, que foram produzidos pelos Projetos da UFPA “Contracatografias” e “IQ Conhecimento e Resistência”, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os livretos colaboram para a superação do racismo e para o aumento da consciência socioambiental nas cidades amazônicas.


Também é possível encontrar, no repositório, o Manual de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas, que orienta sobre acolhimento e atenção psicossocial diferenciada às populações indígenas, além de Guias e Cartilhas Pedagógicas que tratam sobre inclusão e acessibilidade disponibilizados pela Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess/Saest) com o objetivo de diminuir barreiras atitudinais, didático-pedagógicas, informacionais e metodológicas de estudantes com deficiência (visual, auditivo, físico, TEA) e neurodiversos (Transtorno Específico de Aprendizagem, TOD e TDA/H) no ensino superior.

Acesse o repositório aqui.


Texto e arte: Divulgação Proeg/UFPA



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page