top of page

Ufes tem recorde de pessoas com deficiência ingressantes por meio do SISU 2024

Por Sueli de Freitas / UFES


A Ufes bateu recorde de pessoas com deficiência ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Do total de 3.994 estudantes que ingressaram na Universidade no processo seletivo deste ano, 143 são pessoas com deficiência. Nesse universo, 48 passaram na modalidade ampla concorrência e 95 por meio da reserva de vagas.

Das 143 pessoas com deficiência nove são estudantes com altas habilidades, três com deficiência auditiva, 41 com deficiência física, cinco com deficiência intelectual, 55 com transtorno do espectro autista e 30 com deficiência visual.


“Este foi o ano com o maior número de ingresso de pessoas com deficiência devido às alterações na Lei de Cotas, que aumentou significativamente o número de vagas”, explica a diretora do Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Anita Lacerda.


A secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade da Ufes, Déborah Provetti, destaca como motivo do recorde a implementação das políticas de ações afirmativas para ingresso nas instituições públicas de ensino superior. “Sem dúvida, as políticas de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro colaboram de modo decisivo para um novo projeto de universidade pública, inclusiva e socialmente referenciada”, afirma.


Na avaliação dela, “estamos nos ressignificando institucionalmente para garantir a permanência e o sucesso acadêmico de nossos estudantes”. E complementa: “Vivemos um momento histórico diferenciado. Buscamos assegurar os direitos de todas as pessoas, privilegiando a inclusão nos diferentes contextos sociais, e também no meio acadêmico”.





7 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page