top of page

Autistas falam sobre deficiências visíveis e invisíveis em podcast

Por redação do Canal Autismo



O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (10) o seu 234º episódio, chamado “Deficiência Visível x Deficiência Invisível”. O episódio, apresentado por Thaís Mösken e Carol Cardoso, traz a participação de Jialu Pombo e Micael Silva, que são autistas e pessoas com outras deficiências.


Como uma pessoa autista com hemiplegia, uma deficiência visível, Micael falou sobre os contrastes que vive socialmente. “Meu lado direito é totalmente atrofiado e mais enrijecido. Eu ando mancando, eu tenho dificuldade em alguns movimentos, parte da minha movimentação é comprometida, tenho dificuldade em subir e descer escada, em degraus, meu equilíbrio é quase nulo”, afirmou.


Um dos assuntos discutidos no programa foi a diferença entre deficiência e condições crônicas de saúde. Sobre isso, Jialu disse que existe uma dificuldade para as pessoas separarem as duas coisas. “A maioria [das pessoas] tem a visão de que a doença seria uma coisa temporária e a deficiência permanente. Só que a minha doença é permanente. Ela me traz limitações que eu vou carregar a vida toda mesmo que eu tenha um tratamento”, apontou.


O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page